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O que é SGE do Google – Search Generative Experience?

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SGE Search Generative Experience - JR Martian

O Search Generative Experience é a nova interface de pesquisa que exibe uma resposta gerada por IA acima dos resultados de pesquisa do Google

Diante de tantos surgimentos de inteligências artificiais, o Google lançou recentemente a busca generativa ou SGE (Search Generative Experience) que irá revolucionar como as pessoas procuram na internet.

O SGE é uma inovadora interface de pesquisa que apresenta respostas geradas por inteligência artificial que irá aparecer acima dos resultados de busca tradicionais e como é recente, muita coisa ainda pode surgir até chegar aqui no Brasil. Então, relaxa my friend.

Todo mundo sabe que tudo começa pela busca online, ou seja, quando você tem dúvida vai logo lá no Google pesquisar, não? Ah, agora você vai no ChatGPT? Independente de como você pesquisa, as coisas não vão parar por aí e nos últimos anos, com os avanços em tecnologia de IA (Inteligência Artificial), a experiência de pesquisa vai continuar evoluindo e ainda estamos apenas no começo dessa jornada.

O que eu tenho a ver com o SGE (Search Generative Experience)?

O SGE (Search Generative Experience), é um conceito que revoluciona a forma como os mecanismos de busca fornecem resultados aos usuários antecipadamente aprimorados. Tipo, eu penso e já aparece? Quase isso! Tradicionalmente, os resultados de pesquisa eram baseados em algoritmos que correspondiam a palavras-chave em conteúdo da web (muito arcaico).

Agora, o SGE é a prova que os algoritmos do Google querem parecer cada vez mais humanos, incorporando IA generativa para entender o contexto e a intenção por trás de uma consulta de pesquisa. Sacou, não né!?

Resumindo! Se você ainda está utilizando palavras-chave para criar conteúdo, está consideravelmente atrasado e precisa urgentemente revisar seus conhecimentos em SEO. É simples assim!

Você pode estar se perguntando: “Mas palavra-chave não é mais utilizada?”. Pode usar, jovem!

Mas o próprio Google tem enfatizado que diariamente mais de 15% das buscas são inéditas, o que indica que a maioria (ou quase todos) os resultados de pesquisa estão fundamentados na intenção de busca.

Tá, agora eu entendi. E a IA generativa?

A IA generativa é a pedra angular do SGE. Ela utiliza modelos de linguagem avançados para entender o significado de uma consulta de pesquisa. Isso permite que os mecanismos de busca ofereçam resultados mais relevantes e precisos, levando em consideração o contexto e a semântica entre as palavras-chave e a intenção de busca do usuário, que na minha opinião, valem ouro!

Vou te dar um exemplo! Se você utiliza o Google Search Console, provavelmente já se deparou com várias consultas de termos que mostram impressões, cliques e outros dados. Com certeza, em algum momento, você copiou muitas dessas palavras-chave e as inseriu no SEMRush para verificar o volume de busca, certo?

No entanto, é comum que, muitas vezes, o volume desses termos apareçam zerados! Pois bem, essas pesquisas vazias representam uma oportunidade valiosa para você aprofundar sua estratégia e criar diversos conteúdos com base em fatores como SGE (Search Generative Experience), semântica, intenção de busca, e um monte de possibilidades como vídeos, podcasts, webstories, dados estruturados e por aí vai.

Como funciona o Search Generative Experience do Google?

Exemplo de como funciona o Search Generative Experience

Como ativar a Inteligência Artificial do Google no Chrome?

  1. Acesse o site Search Labs do Google;
  2. Agora, ative a caixa de seleção azul;
  3. Vá até o Google Chrome e pesquise sobre algo;
  4. Pronto! Bem-vindo ao SGE do Google.

E como o SGE melhora a minha experiência de usuário?

Agora vamos elevar o nível e abordar esse assunto de forma simples. Veja alguns exemplos de como sua experiência como usuário pode ser significativamente aprimorada:

1. Resultados de pesquisa mais precisos

Com o SGE, os resultados de pesquisa são muito mais precisos. A IA generativa pode interpretar consultas complexas e entender o que o usuário realmente deseja encontrar. Isso elimina muitos dos resultados irrelevantes que costumavam aparecer nas pesquisas tradicionais, inclusive, conteúdos gerados por IA de péssima qualidade.

2. Buscas conversacionais

Uma das características mais interessantes do SGE é a capacidade de realizar buscas conversacionais. Agora, os usuários podem fazer perguntas como se estivessem conversando com um assistente virtual. A IA generativa entende o contexto da conversa e fornece respostas coerentes, ou seja, o Google sendo humano.

3. Resultados gerados através de tipos de mídias

À medida que a Internet se torna cada vez mais visual e multimídia, o SGE também evolui para entender melhor o conteúdo de áudio e vídeo. Isso significa que os resultados da pesquisa podem incluir uma variedade de tipos de mídia, tornando a experiência de busca mais rica. Meu, isso é genial! Está aí a importância de não ficar refém apenas só de texto, tá vendo?

4. Resultados em tempo real

À medida que a IA generativa se torna mais avançada, podemos esperar que a experiência de busca ficará melhor e ainda mais natural. Isso pode incluir uma compreensão ainda mais profunda de linguagens diferentes, busca em tempo real e muito, muito mais.

E qual a diferença entre a busca generativa e a busca preditiva?

Busca generativa

A busca generativa, utiliza a inteligência artificial para compreender e responder às consultas de pesquisa dos usuários. Ela se concentra em entender o contexto e a intenção por trás de uma pesquisa, proporcionando resultados mais precisos e relevantes.

Isso significa que, quando um usuário faz uma pergunta, a IA generativa pode analisar o significado das palavras e fornecer uma resposta que leva em consideração o contexto da pergunta mesmo com erros de gramática utilizando parte disso com base no seu comportamento.

Busca preditiva

A busca preditiva, por outro lado, se concentra em prever o que um usuário está procurando antes mesmo de ele concluir sua consulta de pesquisa. Isso já é usado frequentemente baseado em padrões de pesquisa anteriores e histórico de navegação do usuário.

Um exemplo comum de busca preditiva é quando um mecanismo de busca sugere palavras-chave à medida que o usuário começa a digitar sua consulta. Essas sugestões são baseadas no que outros usuários costumam procurar em situações semelhantes.

Pronto, buguei! Mas qual a principal diferença afinal?

A busca generativa se concentra em entender a intenção do usuário em tempo real e fornecer resultados com base nessa compreensão. Já, a busca preditiva se baseia em dados históricos e tendências de pesquisa para antecipar o que o usuário está procurando.

Ambas as abordagens têm seu valor e são usadas para melhorar a experiência de busca, mas a busca generativa tende a ser mais aprimorada em lidar com consultas complexas, enquanto a busca preditiva é mais voltada para acelerar o processo de pesquisa, economizando tempo ao sugerir consultas comuns.

Imagem de pessoa navegando através do SGE no Google
Navegando através do SGE do Google

Como devo me preparar para esta mudança?

O Search Generative Experience (SGE) está transformando a forma como interagimos com os mecanismos de busca e até com pessoas. Com sua capacidade de compreender o contexto, responder a consultas complexas e incluir conteúdos diversos, o SGE está levando a experiência de busca a um novo patamar. À medida que essa tecnologia continua a evoluir, podemos esperar uma experiência de busca online ainda mais intuitiva e eficaz.

Mas, será que a busca online está destinada a ser sempre assim? Independentemente de como você realiza suas pesquisas lá no Google, Bing, ChatGPT ou em qualquer outra plataforma, em qualquer situação, uma coisa é certa: tudo está apenas começando e você vai ser bombardeado de informação. Então, vida que segue e não esquenta com isso, tá bem?

Se tiver dúvidas ou quiser saber mais sobre o tema ou sugerir um outro, não hesite em chamar um Consultor de SEO. Bora dominar o mundo!

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JR Martian - Consultor SEO
JR Martian - Consultor SEO

Deixar as coisas mais simples, acessíveis e fáceis de entender é uma habilidade que tenho desenvolvido ao longo da jornada.

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