SEO para Aplicativos (ASO)

Otimização de aplicativo

Pilares da otimização de SEO para app

Palavras-chave exatas

Concentre nas keywords de intenção de conversão e que tenham relação com o que o usuário procura.

Otimização e ranqueamento

Otimização dos metadados e conteúdos para serem encontrados nas lojas App Store e Google Play.

Aumentar a taxa de downloads

Desenvolver estratégias de conteúdos para aumentar a visibilidade e a taxa de conversão.

Aumente a taxa de downloads e avaliações positivas do seu app. 

O que é SEO para aplicativos (ASO)?

O SEO para aplicativos mais conhecido como ASO (App Store Optimization) ou (Otimização de aplicativos para App Store) é uma estratégia que melhora e otimiza os resultados de pesquisa de um aplicativo para as lojas App Store da Apple e Google Play. É indispensável para empresas que pretendem ter mais visibilidade no segmento mobile.

Como funciona o SEO para aplicativos?

Funciona praticamente parecida com as técnicas de SEO convencionais e toda a estrutura são para o ambiente mobile, ou seja, smartphones e tablets. Para se destacar nas lojas de apps, é primordial otimizar cada etapa de onde o seu aplicativo ficará disponível para o usuário. Portanto, as otimizações dos metadados como as escolhas das melhores palavras-chave, títulos matadores, imagens, vídeos, categorias, descrições, ícones, reviews e uma apresentação impecável do seu app, vão te diferenciar dos concorrentes.

Qual a vantagem de otimizar um aplicativo para SEO?

A vantagem é aparecer quando um usuário pesquisar sobre o seu negócio ou o termo que corresponde aos serviços que o aplicativo fornece. De fato, a concorrência é enorme nessas lojas de apps e geralmente as pessoas são atraídas para os aplicativos melhores rankeados e que possuem a melhor avaliação. Para isso, é indispensável trabalhar com estratégias similares como site, blog, vídeos e assuntos referentes as vantagens e benefícios que os usuários podem ter ao utilizar o app.

Tenho um aplicativo preciso criar um site ou blog para divulgar?

Não necessariamente. Todo trabalho é feito em otimizar o aplicativo dentro das lojas de apps. Mas quando trabalhamos outras estratégias focadas no público-alvo, como criação de página específica que mostre as vantagens e benefícios do app, um blog para quebrar possíveis objeções e até mídia patrocinada, tem muito mais chance do aplicativo ser buscado por novos usuários, aumentando a taxa de download e consequentemente, atingindo o topo das buscas.

Alguns critérios analisados:

SEO para Apps

FAQ

Principais dúvidas sobre SEO para aplicativos

Quanto maior a procura, melhor o posicionamento e mais downloads. Por isso, as otimizações precisam constar as melhores oportunidades de intenção de palavras-chave com mais chances de ranquear e aparecer para as pessoas.

Com certeza o número de downloads que irá aumentar a taxa de conversão e ranquear o seu app mais rápido. Importante também explorar outras estratégias de marketing digital para aumentar o tráfego até a loja de aplicativos.

Nunca incentivar a prática de spam, com práticas de downloads em grandes quantidades para aumentar o posicionamento. Assim como é feito no Google, as lojas de aplicativos possuem algoritmos para punir ações que são consideradas invasivas.

Poste vídeos e tutoriais dos diferenciais do app. Além de oferecer uma experiência única, divulgue nas redes sociais, faça parcerias e construa um blog com conteúdos interessantes atrelados as necessidades dos usuários. Responda sempre os comentários, mesmo que negativos, aumenta a confiança e transparência.

Mantenha o aplicativo atualizado, incentive as pessoas a usarem com desafios ou promoções, receba os feedbacks e aprimore as funcionalidades do app, faça testes como usuário e não como desenvolvedor e cliente, invista na usabilidade e performance, fique de olho na concorrência e faça benchmark.