Marketing de Conteúdo para Blog

O conteúdo é rei

Converta leitores em clientes

Plano de keywords

Estudo criterioso através de benchmark e concorrentes para encontrar as melhores oportunidades de palavras-chave.

Persona e público-alvo

Definição estratégica para identificar o comportamento de intenção de busca e jornada de compra.

Criação de pautas

Conteúdos de qualidade que atenda a necessidade das pessoas e gere novas oportunidades de negócio.

Transforme o seu conteúdo em uma máquina de conversão e vendas, focada no usuário.

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma área do marketing digital estrategicamente focada em criar e direcionar conteúdos relacionados sobre determinados assuntos relevantes para educar um público-alvo referente a algum produto, marca ou serviço. Geralmente, este trabalho é feito em paralelo com SEO e inbound marketing que seria o marketing de atração, obtendo alcance, impactando pessoas, quebrando objeções e facilitando o caminho para a conversão. 

Como funciona o marketing de conteúdo?

Funciona através de distribuição de conteúdo em vários canais de tráfego como por exemplo Google e redes sociais em diversos formatos. Os mais utilizados são os conteúdos de blogposts, conteúdos épicos como e-books, infográficos, vídeos, podcasts, planilhas, tutoriais etc, que de alguma forma agregam valor para a sua audiência, resolvem necessidades específicas capazes de gerar negócios ao longo do caminho até a aquisição.

Qual a importância de um conteúdo otimizado?

Um conteúdo bem otimizado, focado nas necessidades que a persona está buscando, tem mais chances de convencimento e engajamento com uma marca, transformando um leitor em um potencial cliente dentro da jornada de compra. Quando você atende uma demanda, a chance do seu conteúdo ganhar proporção e ser compartilhado é enorme, porque gera comentários, atrai links e visibilidade nas buscas do Google. Assim, resolve uma necessidade, aumenta o reconhecimento da marca, gera tráfego para o site e impulsiona novas vendas.

Como utilizar o marketing de conteúdo no meu negócio?

Existem vários formatos de conteúdos para serem explorados em uma estratégia de marketing. A mais sólida e acessível por ter maior distribuição, são os conteúdos de textos combinados com vídeos e automação de e-mail marketing, pois passam credibilidade e mantém ativo o relacionamento com o público-alvo. Sendo assim, existem algumas fases dentro do inbound marketing para orientar e nutrir cada etapa que consiste em atrair os visitantes, converter em oportunidades, engajar a audiência e gerar negócios encantadores. Show, né!?

Alguns critérios analisados:

Planejamento de conteúdo

FAQ

Principais dúvidas sobre conteúdo

Simples. Entenda em que momento o seu público está e construa conteúdos relacionados ao que eles demonstram interesse dentro e fora do seu site. O jeito que o seu público interage com os seus temas no blog, cliques nos e-mails e sinais sociais, vão te dizer o caminho que deve explorar.

Não fique distante da sua audiência e acompanhe o comportamento delas no seu site e nos canais de outros concorrentes. Importante manter o foco na interação da persona e criar uma comunicação amigável e contextual em todas os canais além do blog, incentivando o engajamento e a troca de experiências.

Não existe uma quantidade certa. Mas estudos apontam que conteúdos densos, acima de 1500 palavras, tem mais chances de visibilidade. Porém, não se deve escrever pensando em algoritmo e sim na sua persona, se baseando em dados, com conteúdos ricos e links de referência. Assim, torna relevante para o usuário, aumentando o tempo de permanência de leitura e interatividade dentro do site.

Depende. Se você quer gerar valor para a sua audiência e ter autoridade no assunto, é necessário se posicionar e construir a sua reputação que valem ouro. O Google sempre vai dar preferência aos conteúdos autorais, feitos por especialistas no assunto e construídos com base em fontes de dados e de pesquisas.

Qualquer pessoa pode escrever. Existem técnicas de persuasão que ativam gatilhos no momento da leitura que direcionam ou influenciam uma ação que impacta positivamente o leitor e gere resultado de conversão.