Otimização SEO e Otimização de sites - JR Martian

Otimização de SEO

Otimização de SEO

Pilares de um projeto de SEO

Performance

Seguimos as diretrizes do Google com boas práticas para a otimização de site e melhor experiência para o usuário.

Autoridade

Atraia backlinks para o seu negócio, aumente o seu Page Rank e alcance as primeiras posições.

Conteúdo

Construa conteúdos de qualidade que atendam às necessidades das pessoas e gerem novas oportunidades de negócio.

Aumente o tráfego de visitantes do seu site, blog ou e-commerce e alcance o topo do Google.​

O que é Otimização de SEO?

Otimização de SEO (Search Engine Optimization) ou MPI (marketing de posicionamento na internet) são estratégias e técnicas utilizadas para otimizar e aumentar o tráfego do site através dos resultados orgânicos e obtendo posições de destaque nos mecanismos de buscas. Ou seja, quando um usuário pesquisar sobre algo relacionado a uma dúvida, necessidade ou intenção de compra o seu negócio ganha relevância sem pagar nada.

Como funciona o SEO e como aplicar no dia-a-dia?

O Google, o maior buscador do mundo, considera + de 200 fatores de rankeamento através do seu algoritmo. Sendo assim, o SEO está muito além de palavras-chave e está totalmente orientado as intenções de buscas que surgem todos os dias onde podemos considerar um site bem otimizado levando em consideração o SEO técnico, SEO para conteúdo e o SEO para aquisição de links. Já as intenções de buscas podem ser aplicadas em 4 categorias: navegacionais (buscas diretas pela marca/serviço/produto), informacionais (buscas de descobrimento: como, onde, o quê, para que serve, quando), transacionais (buscas de intenção de conversão e compra) e localização (buscas feitas por usuários que procuram estabelecimentos ou produtos/serviços específicos).

Para que serve a Otimização de SEO?

O SEO é um forte aliado nas estratégias de marketing digital porque vai de encontro ao usuário e suas necessidades em sua jornada de pesquisa ou de compra gerando mais visibilidade. Ele serve especificamente para trazer tráfego de visitantes para o seu site de forma orgânica e sem custo algum. Consequente, vindo através de conteúdos de qualidade que resolvem uma necessidade ou trazem oportunidades para quem está pesquisando na internet e até novos negócios.

Portanto, as estratégias de SEO podem ser trabalhadas individualmente ou em conjunto com outras áreas como o marketing de conteúdo, ganhando assim, muito mais força e autoridade fazendo com que o seu conteúdo esteja entre as posições privilegiadas por um período de tempo.

Como se beneficiar da busca orgânica no meu negócio?

A auditoria e planejamento de SEO são essenciais para ter uma visão geral de como está o seu negócio nos ambientes digitais. Estes relatórios vão te trazer à tona todos os passos do seu concorrente, além de mostrar oportunidades e benefícios para o seu negócios escalar organicamente com base em dados precisos.

É feito um diagnóstico criterioso com mais de 111 ítens, além de análise de persona e concorrentes diretos e indiretos, planejando as melhores oportunidades de intenção de buscas por palavras-chave core business, ou seja, com mais poder de conversão, visando sempre estar em destaque no Google e atrair pessoas certas para o negócio.

Alguns critérios analisados:

SEO Técnico

SEO Conteúdo

SEO Off-page

SEO Análise de dados

FAQ

Principais dúvidas sobre SEO

Essa tarefa não é simples e depende de vários fatores. Mas um deles é ter um conteúdo de qualidade e um site bem organizado semânticamente, capaz de receber referências de outros sites mais relevantes e com autoridade forte. Mas não é garantido, quando se trata de um projeto inicial ou que já sofreu bastante mudança.

Não existe um período certo, mas estima-se que em média de 4 a 6 meses os primeiros resultados começam aparecer dependendo de cada segmento e autoridade no assunto.

Não. Mas é um sinal para o Google que aquela página está recebendo visitas.

Não é o indicado. O Google penaliza fortemente sites que trocam link e entende como manipulação dos resultados. O ideal é fazer parcerias com guest posts e sempre de forma natural, ou seja, mantendo o bom senso. Também, criar conteúdos épicos como, infográficos, e-books para conquistar links naturalmente.

O Google condena este tipo de prática, pois manipula os mecanismos de buscas. A chance de receber uma punição é difícil, mas pode acontecer de até perder toda a indexação do site para sempre. O ideal é ter um equilíbrio entre as palavras principais e semânticas, pois o algoritmo entende o contexto.