Descubra como otimizar um app para as lojas da App Store e Google Play. Aumente a taxa de engajamento e downloads fazendo isso
Já ouviu falar sobre otimização SEO para aplicativos? Uma das grandes oportunidades hoje é se destacar e ser encontrado nas lojas de aplicativos pelo seu público-alvo. E é exatamente isso que irei te ajudar, utilizando técnicas de ASO – App Store Optimization para melhorar o seu aplicativo.
Você sabia que o Brasil foi considerado o 3º país que mais passa tempo utilizando aplicativos com uma média de 3h40 minutos? Nada estranho até aqui, pois em média cada brasileiro possui 1 a 2 celulares e são os mais adeptos aos aplicativos do WhatsApp e Tik Tok, mais baixados até então.
A cada dia os smartphones estão mais populares, bem como, todo o mercado de aplicativos está em evolução com novas integrações e recursos. Seja pela demanda de serviços ou de usuários trocando informações em tempo real. É por isso que este conteúdo para otimizar aplicativos vai te levar para outro patamar, duvida? Então vem comigo.
Neste artigo você vai descobrir:
- O que é SEO para aplicativos
- O que é ASO – App Store Optimization
- Para que serve uma otimização de app?
- Como otimizar o app para Google Play e App Store?
- Como trabalhar ASO e SEO juntos como estratégia?
- Principais fatores de classificação na Google Play e App Store
- Como medir os resultados de ASO?
- Como faço para divulgar o meu aplicativo e ganhar mais relevância?
O que é SEO para aplicativos?
O SEO para aplicativo ou simplesmente ASO, são técnicas que utilizamos para otimizar um conteúdo dentro dos apps para serem encontrados mais fáceis pelos e aumentar a visibilidade nas lojas.
Existe uma pequena diferença entre ASO e o SEO, ambos fazem com que os usuários encontrem o aplicativo no momento que estão pesquisando. Porém, enquanto o SEO cuida das otimizações de páginas, o ASO trata-se das otimizações dos apps. Ambos, podem facilmente trabalhar juntos e potencializar os resultados em uma estratégia de busca orgânica.
O que é ASO – App Store Optimization?
App Store Optimization – ASO, é um processo de otimização utilizado para maximizar a visibilidade de um aplicativo nas lojas App Store, Google Play, Galaxy Store da Samsung, Amazon Store App e por aí vai. O objetivo é que seu aplicativo seja encontrado pelos usuários durante a pesquisa dentro dessas lojas de apps e claro, fazer o download :).
Em sua maioria, um projeto de otimização para app começa pelo planejamento, escolha de palavras-chave, otimização de criativos, um excelente texto com gatilhos mentais e cobrir todos os metadados relevantes para ASO.
Para fazer uma otimização de aplicativo é possível começar utilizando os próprios insights que as lojas já trazem como impressões, avaliações, taxa de engajamento, além de criar um planejamento para fazer as primeiras otimizações e acompanhar os resultados.
Para que serve uma otimização de app?
Aumentar a visibilidade
Em um projeto de ASO ganhar visibilidade é quase uma obrigação. Não é uma tarefa simples e depende de muitos fatores que começa prevendo como o seu público interage ou pesquisa sobre o seu aplicativo e para isso, a escolha da palavra é um dos fatores a considerar.
Tente imaginar como o usuário buscaria seu produto dentro das lojas e utilize os principais termos nos metadados. Por exemplo: “aprender inglês, estudar inglês, dicas de inglês”. Se essas palavras aparecem na listagem da busca, são as mais relevantes para serem usadas. Para um app de estudos em inglês, essas seriam as principais palavras para conter no título e na descrição.
Melhorar a experiência
Aumentar o engajamento de um app é entender como ele atende a expectativa do usuário. Quando querendo baixar um app olhamos as avaliações e comentários, não é mesmo? Por isso, é importante incentivar o uso do app e responder os comentários das lojas, além de gerar insights para novos recursos que antes não eram previstos e que podem ser desenvolvidos com base no comportamento de uso.
Outra forma de aumentar a retenção é enviar notificações aos usuários, o famoso “push”. Hoje, existem ferramentas que enviam notificações para aumentar o engajamento através de e-mail com “deep links” que ao serem clicados, direcionam o usuário para uma tela específica do app estimulando o uso.
Para ferramentas de atribuição como o Apps Flyer, Adjust ou One Link, por exemplo, é possível criar URLs que dependendo do dispositivo que o usuário navega, é direcionado para o sistema na qual está usando, ou seja, se estiver utilizando um Iphone do sistema IOs, é direcionado para a loja da App Store, criando uma única URL onde é possível rastrear toda essa jornada.
Diminuir o CAC – Custo de aquisição
Em uma estratégia de ASO é natural investir em canais de mídia paga para aumentar a taxa de downloads do app mais rápido. Mas o investimento para fazer isso pode ser alto, dependendo dos concorrentes que você terá de enfrentar e o quanto está disposto a investir. Até porque você paga para trazer um público qualificado para baixar o app e que muitas vezes faz o download e não utiliza.
Para equilibrar esse custo, parte desse esforço é dividido com campanhas de link building, geração de conteúdos em blogs e parcerias, campanhas de email, estratégia de smart banner e claro, otimização constante das lojas dos aplicativos para trazer visibilidade. Se caso optar por uma estratégia orgânica, você pode utilizar os investimentos para aprimorar as funcionalidades do app, ao invés de gastar com mídia. Mas vou logo avisando, é importante utilizar todos os canais.
Qualificar a audiência
O objetivo de um app é resolver um problema, não é mesmo? E resolvendo esse problema você gera necessidade e desenvolve soluções para aquele público de forma a suprir uma demanda. Diferente de um site, que você precisa gerar conteúdo para atrair visitantes.
Já no app, você entendeu o problema e criou uma solução para aquele público específico. Já o usuário tem controle sobre aquele conteúdo. Exemplo do Ifood, você não precisa olhar todo dia para saber o que vai comer, mas você sabe que se tiver fome, vai encontrar o que precisa em um único lugar e terá autonomia para decidir.
Como otimizar o app para Google Play e App Store?
1 – Invista o tempo em pesquisa
Entender o comportamento do usuário é uma das coisas que mais valorizo em um projeto de ASO, é a tal da UX – experiência do usuário. Imagine como as pessoas precisam daquilo que você oferece, não se limite apenas no online, hoje é tudo Omnichannel. Já pensou no que os concorrentes estão fazendo e você ainda não? Entender como as pessoas chegam até o seu app é o mais simples, se concentre no que acontece antes disso e ajuste essa jornada.
Diz aí, grande parte dos profissionais começam escolhendo as keywords e não se atentam para aquilo que o usuário mais precisa, é o tal do “job to be done”, ou seja, considerar o trabalho que o usuário precisa realizar ou o “trabalho a ser feito” como o ponto central. Mas vou além, é entender suas motivações, desafios, expectativas e criar soluções que atendam às suas necessidades.
O JTBD é uma ferramenta valiosa para ajudar a criar produtos e serviços que sejam realmente úteis e eficazes para os usuários. Cara, isso é top demais e faz a diferença no seu trabalho. Um exemplo disso é a Netflix, você apenas não contrata o serviço de streaming para ver séries, mas para ter um momento relaxante e descontraído na hora que você quiser. É isso!
2 – Escolha palavras relevantes
As palavras-chave são gatilhos que levam as pessoas a buscarem o seu app, mas isso não é tudo, sabia? Apesar da Google ter a sua vida na web, seja no buscador, no Youtube, no Gmail e agora na Google Play, no final está tudo conectado para oferecer uma melhor experiência em multiplataformas.
É aí que entram as palavras-chave que se estiverem no título, na descrição, no nome da imagem, no nome do vídeo, vai ajudar o seu aplicativo a ganhar relevância. Já a App Store da Apple, não está muito preocupada com isso, mas eu considero importante mesmo sendo ingênuo da minha parte.
Veja alguns exemplos para conseguir as palavras-chave e ferramentas para acelerar o processo:
- Comece pelo campo de busca das lojas, digite ali e veja o que aparece. Já vou te avisar que na Google Play isso vicia mas na App Store é desanimador (não mostra muito). Não foque em volume e sim na relevância e na intenção de busca dentro da loja e se quiser explorar mais, utilize a página do Google. Lembre-se, faça tudo via mobile.
- Faça uma lista das mais relevantes, inclusive pesquise sobre o seu concorrente e como ele utiliza as palavras nos campos de texto. Você deve fazer isso melhor que ele se quiser competir de verdade. Mas JR, isso já é suficiente? Depende! Mas a otimização é constante e não tenha medo de testar.
- Utilize ferramentas mas não seja escravo delas. Elas são caras e só trazem estimativas com base na língua inglesa. Ou seja, não são otimizadas para o português. Mas se você quer testar, vamos lá: CheckASO, ASOMobile, Mobile Action, AppRadar, Keywordtool.io e atualmente estou testando a Mobile App Insights da SEMRush.
3 – Valorize o nome do app
O nome do app é a vitrine do seu negócio, precisa ser autêntico, simples e grudar na mente. Por isso ele tem uma limitação de caracteres nas lojas de aplicativos, pois é a primeira coisa que as pessoas vão ler e decidir em clicar. Se em uma linha você não consegue dizer o que seu app faz, alguma coisa tá errada. Quando um nome é fácil ele não precisa ser apelativo ou forçado e as lojas amam as buscam feitas pela marca. Lembra do Job to be done?
4 – Faça o melhor ícone do mundo
O ícone precisa ser minimalista. Não sacrifique a sua marca para chamar a atenção com cores psicodélicas e sombras. Ter uma identidade autêntica vai fazer você se destacar naturalmente. O importante é se diferenciar da concorrência. O que geralmente faço é colocar todos os ícones juntos e encontrar uma brecha na qual eu poderia explorar mais com no máximo duas cores, um ícone flat, coisas simples e sem frescura.
5 – Faça uma descrição verdadeira
A descrição do app é uma parte importante na otimização. Ela é um complemento para explorar as características do app. No SEO eu chamo de linha fina ou bigode. É ali que você convence o usuário a fazer algo rápido sem precisar pensar. Explore as palavras-chave, gatilhos mentais, chamadas para ação e sempre mantenha atualizada.
Não minta sobre suas funcionalidades e procure destacar o que seu app faz de melhor, mesmo que tenha poucos recursos. Cada loja tem a sua limitação de palavras, por isso, faça diferente para cada uma delas. Quando faço uma descrição eu tenho em mente um Outdoor na esquina, ou seja, ninguém fica olhando pra cima à toa e pensando no que fazer, fica?
Em média você tem até 5 segundos para convencer o usuário a executar uma ação, então não adianta enfeitar o pavão.
6 – Atualize os screenshots e vídeos
Os screenshots e vídeos são fundamentais para aumentar a taxa de downloads e através deles é possível convencer o usuário a baixar o app e mostrar um aperitivo da usabilidade e a experiência que pode proporcionar. Mas não seja bobo, não mostre tudo. Explore os screenshots em formato de bricolagem, ou seja, nos três primeiros cards, faça algo contínuo que estimule o usuário a ver as outras imagens do carrossel.
Destaque os recursos com splash, como se tivessem saindo do app. Já os vídeos precisam ser curtos e simples. Detalhe, se você trabalha com apps na horizontal, como de games, explore este formato. Lembrando, os screenshots e vídeos não são fatores de classificação mas podem influenciar na taxa de download.
7 – Trate com prioridade as avaliações e comentários
As avaliações influenciam diretamente no rankeamento do app e é o que muda o jogo de patamar. As pessoas são influenciadas e as avaliações podem convencer o usuário caso ele esteja na dúvida por outro app do concorrente. Se as avaliações ou comentários são negativos, você precisa estar atento para melhorar a experiência do usuário.
Responda sempre os comentários, isso é uma forma de estar perto do seu público e uma oportunidade de melhorar os recursos do app, além de servir de insights para o negócio em outras frentes como assinaturas, desenvolvimento, design, experiência, conteúdos para blog e novas features.
8 – Fique atento a localização
Por incrível que pareça vejo muitos apps com o idioma certo, porém com a definição no app errada! O idioma está em português mas está configurado como EN (Inglês). Implementar a localização pode ser um processo trabalhoso e custoso, mas pode trazer vários benefícios.
Ao tornar o aplicativo acessível em diferentes idiomas, você pode ampliar o alcance do aplicativo e atingir um público global. Isso pode aumentar o número de usuários e consequentemente, a receita. Além disso, oferecer o aplicativo em diferentes idiomas pode aumentar a confiança e a satisfação dos usuários. Mas se o seu caso contém apenas um idioma, concentre-se na localização.
Como trabalhar ASO e SEO juntos como estratégia?
As otimizações acima estão relacionadas às recentes atualizações desenvolvidas para os smartphones. Anunciado em outubro de 2015, o RankBrain afirma que o Google utiliza inteligência artificial para exibir seus resultados com base no que os usuários procuram. Essa atualização teve como objetivo ajudar o próprio buscador a identificar os resultados mais relevantes de acordo com o comportamento de busca.
Quando falo que é possível trabalhar o ASO e SEO juntos, é porque você precisa estar atento aos requisitos se quiser alcançar o topo das lojas e não tem segredo, eu te juro:
- Otimize os metadados;
- Utilize um título atraente;
- Crie uma boa descrição objetiva;
- Insira imagens e vídeos das partes mais funcionais;
- Explore a palavra-chave principal e as palavras relacionadas;
- Crie um ícone simples que representa o seu app;
- Obtenha avaliações e notas para classificação;
- Instigue e responda comentários da sua audiência;
- Utilize o blog como estratégia de links internos para o app;
- Não subestime as políticas das lojas;
- Utilize os canais de mídia paga e parcerias para promover o seu aplicativo;
- E lembre-se: downloads e engajamento do app valem ouro!
Mesmo que os objetivos do ASO e SEO para aplicativos sejam parecidos, toda e qualquer busca de um app seja na loja ou no Google tem tudo a ver com a intenção de busca.
Principais fatores de classificação na Google Play e App Store
Eu costumo falar que as lojas de apps são como videogames, cada uma tem a sua maneira e na verdade o que muda é como você vai jogar. E quando falamos de ASO precisamos entender muito bem como funciona esse jogo e o que influencia no fator de rankeamento:
Fatores de rankeamento da Google Play
- Título do aplicativo
- Descrição breve
- Descrição longa
- Compra In-App
- Avaliações e comentários
- Atualizações
- Engajamento
- Downloads
Fatores de rankeamento da App Store
- Nome do aplicativo
- URL do aplicativo
- Subtítulo do aplicativo
- Campo de palavras-chave
- Compra In-App
- Avaliações e comentários
- Atualizações
- Engajamento
- Downloads
Como medir os resultados de ASO?
Para medir os resultados em ASO, é importante considerar as métricas de negócio que chamamos de aquisição, além de compreender o desempenho da aplicação e a experiência do usuário para medir esses fatores e o impacto que isso pode causar seja em produto ou serviço que o app oferece.
Medir os resultados de curto a médio prazo, permite otimizar a jornada do app desde a sua descoberta, instalação e o engajamento, descobrindo maneiras de melhorar a usabilidade e a retenção do aplicativo.
Algumas maneiras de acompanhar os resultados de ASO:
- Taxa de conversão de download
A taxa de conversão de download mede quantas pessoas baixaram o seu aplicativo depois de visualizá-lo nas lojas de aplicativos. Você pode usar essa métrica para medir o sucesso da sua estratégia de ASO.
- Ranking de palavras-chave
Verifique o ranking de palavras-chave do seu aplicativo nas lojas de aplicativos para ver como ele está se saindo em relação às palavras-chave que você escolheu. Quanto mais alto o seu aplicativo estiver ranqueado, mais chances ele terá de ser encontrado pelos usuários.
- Tráfego orgânico
O tráfego orgânico é o tráfego que vem das lojas de aplicativos sem que você precise pagar por ele. Ele pode ser um indicador do sucesso da sua estratégia de ASO.
- Tráfego pago
O tráfego pago é uma das formas de medir a instalação do app, principalmente se o aplicativo for novo ou tiver bastante concorrentes. Sendo assim, é possível escalar o app mais rápido, e identificar possíveis falhas de usabilidade.
- Taxa de desinstalação
A taxa de desinstalação mede quantas pessoas desinstalaram o seu aplicativo depois de tê-lo baixado. Se a taxa de desinstalação for alta, isso pode indicar que o seu aplicativo não está atendendo às expectativas dos usuários.
- Taxa de rejeição
A taxa de rejeição mede quantas pessoas desistem de baixar o seu aplicativo depois de visualizá-lo nas lojas de aplicativos. Se a taxa de rejeição for alta, isso pode indicar que o título, a descrição ou screenshots do seu aplicativo não estão atraentes o suficiente para convencer as pessoas a baixá-lo.
- Avaliações e classificações
As avaliações e classificações de um app são muito importantes para entender sobre o engajamento e ainda trazer insights para melhorar o produto, é uma das métricas mais importantes para acompanhar o comportamento e experiência de uso.
E agora? Como faço para divulgar o meu aplicativo e ganhar mais relevância?
Da mesma maneira que ocorre com o SEO para sites, a otimização ASO trará resultados com o tempo. Produza conteúdos relativamente ao que o seu aplicativo oferece e o quanto ele pode ajudar o usuário na sua rotina de trabalho, em casa, na academia, na gestão financeira etc.
Faça vídeos mostrando como é simples mexer, explore as novas features e utilize os comentários da loja para explorar tudo isso e construir conteúdos no que as pessoas querem saber.
A boa notícia é que o investimento para essa técnica é relativamente sustentável, principalmente se comparado ao resultado que receberá de retorno.
Invista em outros canais como mídia paga para alavancar ainda mais o processo e conectar as pessoas ao seu aplicativo. Faça parcerias de co-marketing com empresas do seu segmento ou digital influencer que tem fit com o propósito do seu negócio. Dessa forma você atrai links e aumenta a audiência, fazendo com o que o processo de descoberta seja ainda mais efetivo.
Na prática, não tem segredo de otimizar um app para alcançar o topo das buscas e também não tem mágica que faz tudo sozinho. O importante é estar alinhado com o negócio, fazer as otimizações de app constantemente, espiar os concorrentes, acompanhar tendências do segmento e claro, estar atento ao que seu público deseja, oferecendo melhorias com novos recursos.
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