Otimização SEO e Otimização de sites - JR Martian

Ferramentas de SEO mais usadas para dominar o mundo

Índice
Ícone de busca e ferramenta de SEO - JR Martian

Utilize as principais ferramentas de SEO mais usadas do mercado para alcançar o top 10 do Google

Durante muito tempo, ficamos reféns de ferramentas de SEO como o Google Analytics, Google Search Console e SEMrush. Se você é um analista ou consultor de SEO como eu, ou um redator, jornalista, profissional de CRO ou até mesmo de Growth, certamente precisa aumentar sua produtividade na busca por dados, concorda?

Eu entendo o quão crucial é contar com as ferramentas certas para aumentar nossa produtividade e obter resultados excepcionais. É por isso que estou aqui para compartilhar com você as ferramentas de SEO mais utilizadas atualmente, que também são parte essencial do meu dia a dia.

No mundo digital altamente competitivo em que atuamos, é fundamental utilizar recursos eficientes que nos ajudem a nos destacar. Essas ferramentas de SEO podem ser a chave para impulsionar nosso trabalho e conquistar resultados surpreendentes.

Com elas, podemos realizar análises aprofundadas de palavras-chave, identificar oportunidades de otimização de conteúdo, monitorar o desempenho de nossas estratégias e trazer clareza para a equipe e para o negócio. Essas ferramentas para SEO são verdadeiras aliadas, nos auxiliando a melhorar nossa presença online, aumentar o tráfego qualificado e impulsionar o crescimento dos negócios.

Se você deseja sair da mesmice, está no lugar certo. É possível que você já utilize alguma dessas ferramentas de tráfego, e tudo bem! Mas aqui vai uma dica: compartilhe com algum colega de trabalho e quem sabe ele também contribua para aprimorar ainda mais este conteúdo? Bora!

1 – Google Analytics

O Google Analytics 4 ou GA4, é uma ferramenta gratuita que fornece informações valiosas sobre o tráfego do seu site e como os visitantes chegam até ele, além de fornecer dados demográficos, acessos de usuários, de páginas e eventos para construir metas de conversão.

2 – Google Search Console

Utilize o Google Search Console para entender tudo o que acontece com o seu site e buscar insights do que o seu público está querendo saber. Veja os cliques, impressões, taxa de cliques e a posição média de palavras. O Google Search Console também mostra erros de rastreamento além de melhorias de usabilidade para potencializar suas páginas.

3 – Google Trends

Se você quer saber qual a popularidade de um termo de busca, o Google Trends vai te mostrar de acordo com o seu segmento. Ainda é possível consultar termos populares por cidade e região apenas com um toque, acompanhando o gráfico de sazonalidade.

4 – Ahrefs

O Ahrefs é uma plataforma de marketing digital que disponibiliza ferramentas gratuitas de SEO para usar em qualquer momento, seja para pesquisar palavras-chave no Google e Youtube, verificar a posição de cada palavra, consultar backlinks e ainda acompanhar o tráfego orgânico.

5 – SEMRush

A SEMRush é uma plataforma completa de marketing digital que te ajuda a obter dados de qualquer site na internet. Ela possui um plano gratuito limitado que você pode testar e consultar as palavras-chave, identificar o posicionamento, acompanhar a saúde do seu site, verificar backlinks e consultar o tráfego de cada canal.

6 – Screaming Frog

O Screaming Frog é um software de rastreamento de site que ajuda os profissionais de SEO e desenvolvedores web a encontrar problemas técnicos, melhorar os conteúdos e links de várias páginas em massa. Ele funciona como um rastreador de site, lendo todos os URLs e coletando informações sobre cada uma delas.

7 – SEO Reviews Tools

SEO Review Tools é uma ferramenta de SEO que fornece uma variedade de recursos para ajudar os usuários a melhorar o desempenho de seus sites nos mecanismos de busca. Ele oferece análise de palavras-chave, auditoria de SEO, rastreamento de posicionamento, análise de backlinks e muito mais.

8 – Answer The Public

Answer The Public é uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave que ajuda os usuários a encontrar perguntas e tendências relacionadas a uma palavra-chave específica. Ele gera uma visualização de dados em forma de mapa mental que mostra as perguntas mais populares que as pessoas estão fazendo sobre um tópico.

9 – SEOptimer

O SEOptimer é uma ferramenta de auditoria de site que verifica seu site em busca de problemas de SEO, como meta descrições ausentes, tags de título duplicadas e muito mais. Ele fornece relatórios detalhados e recomendações para melhorar o SEO do seu site.

10 – ChatGPT

O ChatGPT é uma avançada inteligência artificial desenvolvida pela OpenAI. Ele foi projetado para compreender e gerar texto em linguagem natural, tornando-se uma ferramenta poderosa para uma variedade de aplicações, como atendimento ao cliente, assistência virtual, geração de conteúdo e muito mais.

11 – SpyFu

O SpyFu é conhecido por fornecer informações detalhadas sobre a estratégia de palavras-chave dos concorrentes, permitindo que os profissionais de SEO ajustem suas próprias estratégias com base nessas análises.

12 – Ubersuggest

Desenvolvido por Neil Patel, o Ubersuggest oferece insights sobre palavras-chave, sugestões de conteúdo, análise de concorrentes e métricas de SEO para ajudar a aprimorar a estratégia de otimização de busca.

13 – SERP Robot

Por muito tempo a SERPRobot foi a queridinha dos SEO’s “mão de vaca”. Com um design simples e fácil de configurar, você consegue trackear o rastreamento de palavras-chave e ainda acompanhar o posicionamento delas.

14 – SERP Stat

O SERPstat oferece análises de palavras-chave, pesquisa de concorrentes, rastreamento de rankings e informações sobre backlinks, permitindo ajustes precisos na estratégia de SEO do começo ao fim, é uma ferramenta alternativa para quem não quer pagar caro no SEMRush e Ahrefs.

15 – SE Ranking

A SERanking é uma ótima ferramenta de análise de SEO, principalmente em para backlinks. Com uma ótima usabilidade, ela traz insights precisos do seus projetos. E há quem se engane, esta ferramenta tem aumentado muito o número de usuários.

16 – SEO Writing

A ferramenta de inteligência artificial SEO Writing é excelente para quem quer ganhar tempo produzindo conteúdo otimizado para SEO. Com uma interface simples, você pode criar vários conteúdos dinâmicos e otimizados com apenas um clique e nada mais.

17 – Page Optimize Pro

A Page Optimize Pro promete uma poderosa ferramenta para profissionais de SEO e equipes de conteúdo, auxiliando na criação, otimização on-page e manutenção de conteúdo de alto desempenho para o Google com rapidez e precisão.

18 – Locker Studio

O Locker Studio é uma excelente ferramenta gratuita para reportar dados de vários fontes de dados como Google Analytics, Google Search Console, Youtube, Super Metrics, Adjust, planilhas e por aí vai. Com uma interface simples, você é capaz de fazer reports absurdos.

19 – Real Time Content Insights

Essa ferramenta do Google Real Time Content Insights é perfeita para coletar informações em tempo real. Descubra em tempo recorde o que sua audiência está interessada dentro do seu site, com dados atualizados e em tempo recorde.

20 – HTTP Status

Esta ferramenta HTTP Status é uma mão na roda para quem precisa descobrir redirecionamentos e encontrar erros de apontamentos diversos em várias versões com e sem www, https, slashs etc. Basta apenas colocar as versões desejadas e por pra rodar, simples assim.

21 – A próxima em breve…

Não hesite em compartilhar essas dicas com seus colegas de trabalho e aproveitar ao máximo o potencial dessas ferramentas de produtividade. Em breve, irei atualizar este conteúdo com mais ferramentas para contribuir com as suas estratégia de SEO.

See you on the first page!

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JR Martian - Consultor SEO
JR Martian - Consultor SEO

Deixar as coisas mais simples, acessíveis e fáceis de entender é uma habilidade que tenho desenvolvido ao longo da jornada.

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