SEO para Youtube - JR Martian

SEO para Youtube 2025: O que eu fiz para aumentar o tráfego em 33% e sem gastar nada

Agora você pode aumentar o alcance dos seus vídeos seguindo este checklist de SEO para Youtube completo. Não tem desculpa, é pegar e fazer!

A verdade é uma só, fazer SEO para Youtube e ser encontrado mais facilmente nos resultados de busca é o sonho de qualquer pessoa. Além de otimizar o seu conteúdo, tem de estar atento no que acontece ao seu redor.

Eu sei que é chato ficar otimizando o tempo todo os vídeos, tá! E para aumentar o tráfego do Youtube, não basta fazer isso apenas apertando um botão e pronto!

Se o seu desejo é alavancar de uma vez por todas o seu canal no Youtube, é primordial produzir um bom conteúdo para quem te acompanha (não tô falando de mega produções “hollywoodianas”), mas oferecer o conteúdo certo, para uma audiência certa e sem firulas.

Aplicando as melhores técnicas de SEO que irei te mostrar agora, vai fazer com que o algoritmo do Youtube trabalhe ao seu favor e o seu canal comece a crescer e oferecer o melhor conteúdo para quem estiver procurando.

Neste artigo vamos falar sobre:

Por que utilizar o Youtube sem medo

Todos os dias, as pessoas assistem em média mais de um bilhão de horas de vídeos na plataforma. O que acaba gerando bilhões de visualizações com esse alcance global.

É a plataforma que possui o segundo maior buscador visitado do planeta, com mais de 300 horas de vídeos. Dos quais, são postadas a cada minuto.

E isso acontece, pois, ao analisar as palavras e termos pesquisados o buscador entende que um determinado conteúdo em vídeo é a melhor opção para quem está querendo saber sobre determinado assunto.

Agora que você já entendeu o que e qual a importância do SEO para Youtube, é o momento de saber quais são as melhores práticas de otimização e começar a aplicar em seu canal e como aumentar o alcance no Youtube.

Como fazer SEO para Youtube do jeito certo

De um modo simples, fazer SEO para os vídeos do Youtube é aplicar um conjunto de técnicas que através da pesquisa da palavra-chave ou termo pesquisado, a plataforma entende e recomenda o melhor resultado para o usuário.

Hoje, apesar do Youtube e o Google serem plataformas diferentes, funcionam de maneira conjunta. Pode perceber, nos resultados do Google sempre aparecem vídeos (ou parte deles). Você já viu?

Mas não se engane. Isso é só uma parte de um todo. Existem maneiras de trabalhar esses gatilhos com:

Títulos atraentesDistribuição tópicos com minutagemTranscrições e legendas
Descrições bem otimizadas com perguntasNome do arquivo do vídeo com a palavra-chaveLocalizações para aumentar a distribuição
Cards dentro do vídeoUtilizar tags e hashtags para segmentaçãoA boa e velha capinha da thumbnail.
Tabela para aumentar o tráfego do Youtube

Quais as melhores ferramentas de SEO para Youtube

O próprio Youtube Studio é uma ferramenta de análise de dados perfeita para analisar os resultados e gerar insights para o seu canal, além de mostrar de maneira simples como fazer SEO no Youtube. Porém, existem várias ferramentas no mercado que podem te ajudar a potencializar os seus resultados como a extensão do Chrome vidIQ e o Social Blade.

Não se esqueça que essas ferramentas é uma das maneiras de trazer tráfego para o Youtube. Ter um bom roteiro e um conteúdo de qualidade são essenciais para que o seu vídeo tenha sucesso e ainda aumentar o tráfego do seu vídeo no Youtube.

1 – Encontre as palavras-chave corretas

A primeira coisa a se fazer, é efetuar uma pesquisa de palavras-chave no próprio Youtube para o conteúdo que deseja divulgar. Ou seja, é preciso fazer isso antes mesmo de optar pelo roteiro e gravar seus vídeos.

2 – Otimize o título do seu vídeo

Nunca e em hipótese alguma, subestime o poder de um título. É através dele que você conseguirá chamar a atenção inicial de seus usuários. Sem contar que os robôs da plataforma irão fazer a leitura do título, para que assim, possa identificar o conteúdo do vídeo com uma palavra-chave com bastante volume de busca. Inclusive, repita as palavras-chave no decorrer do seu vídeo, pois a inteligência artificial do Youtube é capaz de identificar e destacar isso lá no Google.

3 – Utilize tags como marcação

Uma das melhores funções de SEO para Youtube são as tags. É a partir delas que as palavras-chaves, basicamente, conseguem ser relacionadas de acordo com o conteúdo dos seus vídeos. Além das tags do canal, você pode inserir tags para cada vídeo.

4 – Faça uma descrição completa do seu vídeo

Alguns produtores de conteúdo, infelizmente, ainda não dão atenção devida para a “descrição” da maneira correta. O que eles fazem? Colocam somente o link de suas redes sociais.

Aproveite o espaço e faça uma breve descrição do que irá apresentar no vídeo. Pense nessa área como se fosse um mini artigo e coloque outros links que fazem sentido para ajudar a impulsionar.

5 – Faça uma excelente capa / thumbnail

Thumbnail ou capa é a imagem que aparece estática nos vídeos, antes mesmo dos usuários começarem a assistir.

Este não é um fator decisivo para melhorar o ranqueamento no Youtube, no entanto, é um excelente elemento para angariar mais visualizações e se destacar diante dos concorrentes.

Essa são as principais técnicas de SEO para Youtube, ou seja, as que mais precisam estar no topo da otimização que deseja fazer. Você ainda deve:

  • Atentar-se para o watch time do seu vídeo
  • Editar o nome do arquivo com a keyword
  • Responda todos os comentários do seu público
  • Coloque uma call to action para um e-book ou página
  • Insira legendas nos vídeos
  • Invista no máximo de qualidade para os vídeos
  • Compartilhe em suas redes sociais
  • Crie playlists separadas por assuntos
  • Faça algumas transmissões ao vivo
  • Fique atento aos direitos autorais
  • Utilize índices clicáveis – sumários – nas descrições dos vídeos.

Agora, pegue este checklist SEO do Youtube para aumentar as views do seu canal

Lembrando que este teste, foi feito com a nova ferramenta de analytics do Youtube. Let’s go!

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JR Martian
JR Martian

Deixar as coisas mais simples, acessíveis e fáceis de entender é uma habilidade que tenho desenvolvido ao longo da jornada.

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