Descubra as melhores ferramentas para recuperar o tráfego orgânico e voltar ao topo do Google hoje
As quedas no tráfego orgânico podem ser frustrantes e avassaladoras, mas elas também representam uma oportunidade para identificar e corrigir problemas que impactam o desempenho do seu site. Durante muito tempo passei por isso e posso te dizer que cada caso é um caso e não tem fórmula mágica.
Sei que a chave para recuperar o tráfego é entender o histórico e na maioria das vezes ocorre por conta de migrações erradas, conteúdos desatualizados e de baixa qualidade. Tanto é que o Google já se posicionou sobre isso e fez uma varredura violenta para cair com conteúdos rasos. Ah, mas e os updates dos algoritmos? Eles fazem parte da nossa rotina e também contribuem para manter uma web “mais justa” e principalmente manter o content quality para os usuários.
Neste guia, vou tentar explicar de forma simples o passo a passo de como eu faço para diagnosticar e resolver quedas no tráfego do Google, desde a identificação do problema, ferramentas de apoio e é claro, alguns pitacos que podem te ajudar a não entrar em desespero. Bora lá?
1. Identifique a queda
O primeiro passo para resolver qualquer problema é entender sua origem. No caso de quedas no tráfego orgânico, é fundamental usar ferramentas confiáveis para analisar os dados e identificar padrões. Mas antes, comece analisando os resultados de busca, de alguns meses atrás e tente comparar com alguns concorrentes. Mas, não perca muito tempo com isso, ok?
Google Analytics 4 (GA4)
No GA4, comece comparando períodos para verificar se a queda foi geral ou específica para determinados dispositivos, páginas ou regiões. Acesse o relatório de “Comparação” e selecione o intervalo de datas relevante. Filtre por dimensões como dispositivo (móvel, desktop), localização geográfica e URLs específicas.
- Acesse o relatório de “Comparação” e selecione o intervalo de datas relevante.
- Filtre por dimensões como dispositivo (móvel, desktop), localização geográfica e URLs específicas.
- Consulte a documentação oficial do GA4 sobre análise de desempenho para explorar métricas avançadas.
Google Search Console (GSC)
No GSC, vá até a aba “Desempenho” e verifique se a queda foi geral ou afetou páginas específicas. Analise métricas como impressões, cliques e posição média. Compare os dados de diferentes períodos para identificar tendências negativas. Se notar uma queda significativa em páginas específicas, isso pode indicar problemas técnicos ou mudanças na intenção de busca.
- Impressões
- Cliques
- Posição média
- Compare os dados de diferentes períodos para identificar tendências negativas.
Dica : Se notar uma queda significativa em páginas específicas, isso pode indicar problemas técnicos ou mudanças na intenção de busca.
Ferramentas recomendadas:
2. Analise atualizações do algoritmo (Maria vai com as outras)
As atualizações do algoritmo do Google são uma das principais causas de quedas abruptas no tráfego orgânico. Será mesmo? Muita gente “se esconde nos updates do Google” para justificar as quedas de tráfego orgânico para seus clientes.
De fato, isso contribui, mas essa seria a última carta na manga. Depois que você verificou tudo e não encontrou nada de impactante, talvez seja a saída mais rápida. De qualquer maneira, aqui estão as etapas para verificar se uma atualização impactou suas páginas.
Lista de Core Updates
Acesse a lista de Core Updates do Google para conferir os recentes updates e entender o que foi atualizado. Por exemplo, atualizações relacionadas ao E-E-A-T (Experiência, Expertise, Autoridade e Confiança) podem exigir ajustes no conteúdo, ou, temas relacionados a spam.
Avalie impactos no site
- Aspectos técnicos, como estrutura de URLs e sitemaps.
- A qualidade e relevância do conteúdo.
- A experiência do usuário (UX).
- Links internos com 404, 505 e excesso de 301 (redirects).
Ferramentas recomendadas
- Core updates do Google (citei acima)
- Advanced Web Ranking (verificar segmentos e oscilações CTR)
3. Verifique problemas técnicos
Problemas técnicos são frequentemente a causa de quedas no tráfego. Comece investigando questões relacionadas à indexação. No GSC, vá até “Páginas” e selecione “Não indexadas” para identificar problemas.
Páginas não indexadas não aparecem nos resultados de pesquisa, o que pode reduzir drasticamente o tráfego. A Screaming Frog explica que problemas de indexação podem ser resolvidos com auditorias regulares.
Outro ponto crucial é verificar o arquivo robots.txt
e as meta tags robots
. Bloqueios indevidos podem impedir que páginas estratégicas sejam exibidas nos resultados de busca. Consulte a documentação oficial do Google sobre controle de indexação para obter orientações detalhadas. Segundo o Sitebulb, erros no arquivo robots.txt
são uma das falhas mais comuns que prejudicam o SEO técnico.
Se você realizou mudanças no site, como redirecionamentos ou migração de domínio, certifique-se de que foram executadas corretamente.
Indexação
No GSC, vá até “Páginas” → “Não indexadas” e identifique problemas de indexação. Páginas não indexadas não aparecem nos resultados de pesquisa, o que pode reduzir drasticamente o tráfego.
Redirecionamentos e migração de domínio
Se você realizou mudanças no site, como redirecionamentos ou migração de domínio, certifique-se de que foram executadas corretamente. Consulte as boas práticas recomendadas pelo Google para migração de sites.
Velocidade e Core Web Vitals
A velocidade de carregamento é um fator crucial para o ranqueamento. Use o PageSpeed Insights para identificar problemas de performance e melhorar os Core Web Vitals.
Ferramentas recomendadas:
4. Monitore a concorrência e SERP
A concorrência e as mudanças na SERP (página de resultados de pesquisa) podem impactar diretamente o seu tráfego. Geralmente um termo novo, uma tendência do mercado na qual você ainda não está abordando, palavras novas surgindo, podem ser indícios que você não está surfando na onda do momento, o famoso hype. Veja algumas hipóteses:
Ferramentas de monitoramento
Use ferramentas como Ahrefs, SEMrush ou Google Trends para acompanhar seus concorrentes e oportunidades. Não seja ingênuo(a) de achar que foi apenas uma marolinha! Veja se novos players entraram no mercado ou se a SERP mudou para incluir mais Featured Snippets, Google AI Overview ou a seção “As pessoas também perguntam”.
Ajuste sua estratégia
Adapte sua estratégia de conteúdo conforme a intenção do usuário e o formato de resposta exibido no Google. Por exemplo, se Featured Snippets estiverem dominando a SERP, otimize seu conteúdo para responder perguntas de forma clara e direta. Fique de olho nos resultados de busca generativa do Google e também oportunidades no Bing. E claro! Resultados pagos podem ser uma oportunidade para você “roubar” a audiência do concorrente.
Ferramentas recomendadas:
5. Intenção de busca
O conteúdo é o coração do SEO? Uma queda no tráfego pode ser um sinal de que seus conteúdos não estão mais atendendo às necessidades dos usuários. Na minha humilde opinião, sei que é difícil, mas os conteúdos precisam estar atualizados, fresquinhos para quem procura. Todo dia surge mais de 15% de buscas novas e esse é o ouro para quem trabalha com conteúdo.
Evite grandes volumes de buscas (se você for pequeno no mercado) e foque em palavras que realmente vão trazer leads, grana e recorrência. É isso que paga a conta no final do dia! Analise se suas páginas ainda são relevantes e úteis. No GSC, vá até “Desempenho” e compare períodos para identificar termos que perderam impressões e cliques.
Pesquisa de palavras-chave (Não é só isso)
Refazer pesquisas de palavras-chave é essencial para identificar gaps e oportunidades. Use ferramentas como SEMrush, Ahrefs, Google Ads (Sim o Google Ads) para descobrir novas palavras-chave e avaliar a intenção de busca.
Crie conteúdos completos e atualizados
Priorize conteúdos mais completos e atualizados, seguindo as diretrizes do Google sobre criação de conteúdo útil e confiável (E-E-A-T). Isso inclui adicionar dados recentes, exemplos práticos e referências confiáveis.
Dica: Se esse tópico de busca é importante pra você, faça o melhor conteúdo do mundo e transforme ele em um Topic Authority. Use a barrinha do Google e veja termos relevantes e não fique preso em palavras-chave, porque isso é muito anos 90. Funciona mesmo assim, claro, mas foque na intenção de busca do seu cliente.
Ferramentas recomendadas:
6. O famoso backlink
Backlinks continuam sendo um dos fatores mais importantes para o SEO. Muita gente compra link, eu sei, mas não vou entrar no mérito do que é certo ou errado e na real, quero que se dane isso!
Eu sempre defendo que um bom conteúdo pode se sustentar sozinho, mas não o suficiente para brigar com quem recebe links de qualidade de um grande portal ou blog de referência do mercado.
Mas esse é o jogo, se você tem como construir esse tipo de autoridade, use ela com frequência. Se você não tem, não se apegue a isso e ao menos tente conseguir algumas parcerias, porque isso é importante para te sustentar no longo prazo.
Identifique perda de backlinks
Use ferramentas como Ahrefs ou SEMrush para identificar perda de backlinks relevantes. Entre em contato com sites que removem links para solicitar a atualização do conteúdo.
Monitore menções à marca
Use ferramentas como Mention ou BrandMentions para monitorar menções à sua marca. Transforme menções não vinculadas em backlinks.
Fortaleça páginas estratégicas
Concentre seus esforços de Digital PR e link building em páginas estratégicas, como aquelas com alto potencial de conversão ou que já têm autoridade. Tem uma ferramenta nova no mercado que tá dando o que falar é a Bazoom. Mas, fora ela, existem milhares por aí. Se você conhecer um jornalista ou redator para viabilizar esse processo, fica mais barato e mais rápido tudo isso.
Ferramentas recomendadas:
Dica: Vai no Ahrefs e coloque o link do seu concorrente e verifique se existe alguma URL de referência quebrada (404) e refaça este conteúdo. Depois, entre em contato com esse referral e ofereça este conteúdo fresquinho para o site dele. E claro, coloque seu lindo link lá dentro (como follow), certo? Caso não for possível, a menção já é importante.
E agora? O que você faz da vida? Tem muito trabalho pela frente e o caminho você já sabe e espero que esse conteúdo pode te ajudar a sair do zero com as principais ferramentas de SEO mais usadas. Na dúvida só chamar um profissional de SEO, tudo bem?
Nos vemos na SERP!