Search Central Live Brasil

Search Central Live Brasil: evento do Google mais esperado do ano

Veja como foi o evento do Search Central Live Brasil, com grandes nomes do Google

O Search Central Live, anteriormente conhecido como Conferência para Webmasters, é um evento organizado pela equipe da Central de Pesquisa do Google. A série de palestras apresenta conteúdo sobre a Pesquisa no seu idioma e local, abordando diversos tópicos relacionados a SEO e a otimização de sites para mecanismos de busca.

O evento é seleto e gratuito, oferecendo uma oportunidade para conhecer pessoalmente os Googlers, especialistas de setores e outras pessoas da comunidade de pesquisa, criando um espaço para networking e troca de experiências.

Se você trabalha com SEO ou está interessado em aprender mais sobre o assunto, o Search Central Live Brasil é uma ótima oportunidade para se manter atualizado e se conectar com outros profissionais da área.

O evento aconteceu em São Paulo, Brasília e Belo Horizonte, com o objetivo de fornecer informações atualizadas para ajudar os profissionais a aprimorar suas habilidades com os produtos do Google, além de fomentar as últimas novidades que vem por aí do maior buscador do planeta.

Quando cheguei no Google em Belo Horizonte

Depois de várias tentativas para participar em outros estados, fui convidado pela Bel Curado, Gerente de Parcerias do Google, para participar da edição em BH. Logo na entrada, ela recepcionava a galera com os crachás. Enquanto isso, John Mu entregava as garrafinhas 🙂

Exatamente isso. Você não leu errado! John Muller, líder da equipe de Search Relations do Google, estava entregando os brindes. Para quem acompanha o canal do Youtube do Google Search Central, já sabe de quem eu to falando: é o famoso “tiozinho do Google”.

Como não bastasse, o evento estava lotado! Aproveitei, fiz novos amigos e reencontrei a galerinha do SEO Brasil. Tivemos um momento de networking e uma recepção bacana de comes e bebes pra colocar os papos em dia.

Quem eram os palestrantes do Google?

Berthier Ribeiro-Neto, Diretor de Engenharia do Google

Para abrir o dia, o professor, engenheiro e PhD Berthier, compartilhou informações sobre as ferramentas e tecnologias utilizadas pelo Google para indexar e classificar conteúdos na web. Particularmente, essa palestra foi muito interessante, por mostrar como o buscador funciona através da engenharia que está por trás do algoritmo, como rastreamento, indexação e classificação.

Nessa palestra, o professor mostrou alguns testes que foram feitos pelos engenheiros do Google, com relação à busca local e semântica, com mais de 800 mil experimentos sendo que 5 mil realmente seguiram na fila para serem atualizados.

A impressão que fica é, o Google está sempre melhorando sua forma de entregar resultado na web, seja com textos, imagens e vídeos aproximando cada vez mais o usuário do que ele precisa. Esse é um dos motivos da SERP mudar constantemente com base no comportamento do usuário.

Foi mostrado um exemplo de carrosséis de imagens para alguns tipos de buscas orgânicas e como o buscador ainda está evoluindo. Ou seja, os conteúdos visuais podem ter mais relevância para o usuário e ficando claro que devemos explorar mais esses recursos.

Apresentação em telão dizendo que 15% das buscas do Google são inéditas todos os dias
15% das buscas feitas por dia no Google são inéditas

O usuário tem que interagir com o conteúdo, isso é um sinal para o Google de que o resultado está sendo validado. Utilize negrito, itálico, imagens, vídeos e links. O algoritmo quer descobrir o que as pessoas estão pensando.

Berthier explicando como o algoritmo valida o conteúdo

John Muller, líder da Equipe de Relações de Pesquisa do Google

Na segunda palestra do dia, a mais aguardada, o simpático John Mu, falou sobre “Updates de SEO e melhores práticas”, além de enfatizar sobre IA e conteúdo de qualidade gerado por humanos.

Como todo mundo quer saber os sinais que o Google classifica na pesquisa, logo de cara já foi dito que o buscador não oferece tratamento especial nos resultados pra ninguém, ou seja, é democrático, basta as páginas estarem indexadas.

John Muller do Google falando das atualizações e melhores práticas para SEO
Atualizações e melhores práticas recomendadas de SEO por John Muller

Mas o que determina um resultado estar na frente do outro?

Pois é, isso todo mundo quer saber. Como sabemos existem mais de 200 fatores de classificação! Se você quer entender como a máquina funciona, é bom seguir as diretrizes do Google.

  1. Primeiramente, não há um segredo mágico para aparecer em primeiro lugar (sorry!).
  2. A qualidade do seu site é peça fundamental. A web é gigantesca e o seu conteúdo precisa ser relevante.
  3. A qualidade do site influência desde o rastreamento, a indexação e a classificação nos resultados.
  4. Cuidar da qualidade das páginas é uma tarefa difícil. Dê atenção à parte técnica também.
  5. Quando uma pessoa chega no seu site ela encontra o que ela precisa? A experiência facilita a navegação?
  6. Atente-se ao E-E-A-T, do inglês Experience, Expertise, Authoritativeness e Trust (Experiência, Especialidade, Autoridade e Confiança).
  7. Estruture suas páginas corretamente com heading tags, contexto para links, imagens, vídeos e dados estruturados.
John Muller mostrando sobre a importância do E-E-A-T
É mais do que uma palavras da moda. É fundamental para nossos avaliadores de Diretrizes de Qualidade.

A verdade é uma só: não tem pegadinha. Os sistemas de classificação do Google são inteligentes ao ponto de identificar o que é melhor para o usuário. Eu gosto muito desse site pela transparência em mostrar como tudo funciona na prática.

Mas, como profissional de SEO utilizamos “it depends” e particularmente eu tenho um pé atrás. Ainda acho que sites antigos (não desatualizados) podem ter alguma preferência sobre sites novos a longo prazo. De toda forma, se você quiser acompanhar, todos os updates do Google estão disponíveis.

Outro ponto auge na palestra foi a questão da inteligência artificial e o E-E-A-T. É proibido usar? O Google vai me punir?

John Muller explicando sobre conteúdos gerados por Inteligência Artificial
John Muller explicando sobre conteúdos gerados por Inteligência Artificial

Nosso foco está na qualidade do conteúdo, e não em como o conteúdo é produzido. Recompensamos conteúdo de alta qualidade. A automação pode criar conteúdo útil. Produza conteúdo original, de alta qualidade e direcionado às pessoas, através do E-E-A-T.

John Muller, falando da documentação sobre IA do Google
BARD – Inteligência Artificial do Google

O próprio Google se pronunciou a respeito sobre conteúdos gerados por IA e o John Muller reforçou isso, dizendo que o conteúdo gerado por humanos, original e de qualidade é mais relevante, por conter aprofundamento e “talvez seja privilegiado pelo buscador” (isso sou eu que estou falando). Mesmo assim, não descartou a possibilidade de que pode utilizar textos gerados por IA desde que não manipule os algoritmos. Na real, não tem como controlar isso!

A IA do Google – BARD está disponível aqui no Brasil e você pode usar gratuitamente. OpenAI, Microsoft, Node.ai que se cuidem, os jogos já começaram.

Daniel Waisberg – Search Advocate Google

Na terceira palestra, Daniel (que achei que fosse gringo), além de ser o mediador durante as palestras, falou sobre as últimas atualizações do algoritmo de busca e como elas afetam o desempenho dos sites nos resultados de pesquisa, trazendo um overview das recentes atualizações do Google Search Console.

Foi um tempo bacana para se aprofundar no Google Search Console, que na minha opinião, é a ferramenta mais importante para quem trabalha com SEO, conteúdo e desenvolvimento.

Apesar de ser simples e todo mundo conhecer, você sabia que o Google News da lateral e o Google News do topo é diferente no Search Console? Pois é, os resultados das notícias da plataforma do Google News fica na lateral, já o filtro do topo, são os resultados de notícias da web, aquela barrinha do Google, sabe?

Por isso, é importante estar atento às atualizações, que sempre os recursos se atualizam constantemente e podem refletir no seu trabalho no final do dia.

Andrea Fornes, Diretora de Parcerias de Produtos de Notícias para a América Latina

Na quarta palestra, Fornes apresentou as melhores práticas para otimizar o conteúdo de notícias e aumentar a visibilidade nos resultados de pesquisa, trazendo experimentos do Google News Initiative.

Esse projeto que atualmente está em +120 países, visa fomentar a comunicação e a transparência da informação na imprensa. A Iniciativa do Google Notícias é trabalhar junto com editores e jornalistas para construir um ecossistema mais sustentável, diversificado e inovador, conhecendo mais de perto a audiência de cada setor.

Também foram comentados outras iniciativas voltadas para o universo de news do Google, como o SWG – Assine com o Google, o PinPoint e o Local Lab.

Marco Túlio Pires, Coordenador do Google News Lab no Brasil

Por fim, o último palestrante falou sobre as ferramentas e recursos oferecidos pelo Google para jornalistas e profissionais de mídia. Foi mencionado a nova atualização do Google Trends e como ela impacta nas informações do dia a dia.

Foi compartilhado um case da Rede Bandeirantes com cobertura do Google que bateu recordes durante as eleições presidenciais de 2022. Inclusive no final da palestra, Marco Túlio fez uma piada bastante conhecida nas comunidades de SEOs.

“Vocês sabem qual é o terceiro maior buscador do mundo? O primeiro é o Google, o segundo é o Youtube e o terceiro? Procura lá no Google.”

Piadinha do palestrante do Google

E aí, o que eu achei do Google #SCLBrasil?

O evento foi interessante para todos que de certa forma, dependem do Google com a produção de conteúdo, SEO e desenvolvimento, tanto para especialistas quanto iniciantes.

Houve um momento de tira dúvidas com todos os palestrantes onde foram mencionados se o antigo AMP um dia vai ser descontinuado totalmente, atualizações do algoritmo que interferem na classificação, scroll infinito, conteúdos duplicados de canais de notícias, o uso de pop ups que afetam a classificação (it depends – que foi a minha pergunta para o John Mu) e claro, os Core Web Vitals.

Com tantos palestrantes renomados e especialistas em suas áreas, o evento proporcionou aos participantes uma experiência única de aprendizado e muito networking.

4.6/5 - (33 votos)
JR Martian
JR Martian

Deixar as coisas mais simples, acessíveis e fáceis de entender é uma habilidade que tenho desenvolvido ao longo da jornada.

Leia também
Acesso Rápido