Descubra todos os detalhes por que essa é a maior atualização do algoritmo focado em performance para a experiência do usuário. Mas afinal, o que é Core Web Vitals?
Os Core Web Vitals são um conjunto de métricas de perfomance do Google que mede o desempenho de uma página com relação a experiência do usuário. Os critérios são o carregamento rápido da página, a interatividade de resposta através da ação dos eventos clicáveis e a estabilidade visual causada pela mudança constante que interrompe a navegação causada por pop-ups exagerados ou até anúncios.
Apesar de ser um dos fatores de posicionamento, os Core Web Vitals do Google não é o principal, sendo que existem mais de 200 fatores que o Google estabelece como boas práticas. Mas, podemos avaliar que as métricas de desempenho com base no carregamento da página deve ser uma das mais influentes quando falamos de fatores de rankeamento no Google e também por estar diretamente ligada ao mobile-first.
Levando em consideração a navegabilidade mobile, as primeiras impressões da página são importantes e os seus clientes podem abandonar o seu site e ter uma experiência horrível. O Google recomenda até 2.5 segundos, ou seja, a velocidade do seu site tem um grande impacto nas taxas de conversão e rejeição que podem influenciar diretamente na jornada do usuário.
Agora pare pra pensar! Se o cliente um dia já pesquisou o seu site e achou, ok! Teoricamente, depois de algum tempo não vai dar uma “Googada” lá na pesquisa, vai!? Aí que tá, esse lance de o usuário ir diretamente no seu site pela marca, produto ou serviço, tem grande influência para o Google entender essa jornada de experiência positiva e acredito ser um baita sinal para privilegiar o seu negócio nas pesquisas sem precisar delas, sacou?
Quais são os principais elementos dos Core Web Vitals 2021?
Neste artigo você vai saber:
- O que é LCP: Largest Contentful Paint e como melhorar
- Para que serve o FID: First Input Delay e como melhorar
- O que é CLS: Cumulative Layout Shift e como melhorar
- Quais os benefícios dos Core Web Vitals para o SEO
O que é LCP (Largest Contentful Paint)
O LCP (Largest Contentful Paint), vai medir o tempo de carregamento com base no elemento de conteúdo visível da página, o que significa o tempo que o seu site começa a exibir os elementos que são importantes no conteúdo. Dessa forma, a Google recomenda que o LCP ocorra entre os 2,5 segundos após o início de carregamento da página para fornecer a melhor experiência.
Como melhorar o LCP dos Core Web Vitals?
- Tenha um servidor otimizado (CDN), não utilize servidores compartilhados.
- Utilize plugins do WordPress somente o necessário.
- Utilize estilos de CSS minificados e na parte de cima do site.
- Otimize arquivos de JS e coloque de preferência no rodapé.
- Comprima suas imagens em .webp e transforme em ilustrações e vetores .svg
- Utilize fontes padrão web e não utilize bibliotecas de fontes com muita variação.
- Faça páginas leves com aproximadamente 500kb.
- Tente não utilizar vídeo próximo do topo, utilize a partir da segunda dobra.
- Utilize <link rel=”preconnect” href=”dominio.com.br” /> e <link rel=”dns-prefetch” href=”dominio.com.br” />
- Experimente utilizar <link rel=”preload” as=”image” href=”iphone.png” />
Para que serve o FID (First Input Delay)
O FID (First Input Delay) vai medir o tempo que o usuário espera para interagir com algum elemento na página pela primeira vez, pode ser um clique no botão, visualização de vídeo, preenchimento de formulário etc.
Essa métrica de resposta vai analisar se aquilo que está sendo mostrado na página o usuário está entendendo e respondendo através da interação dos elementos. Isso é um passo importante, porque muitas vezes nos deparamos com situações onde o usuário precisa interpretar ou até decifrar aquilo que o elemento propõe, gastando tempo pensando.
Como melhorar o FID dos Core Web Vitals?
- Reduza a execução de códigos de terceiros.
- Remova códigos não utilizados.
- Minimize os arquivos .CSS e .JS.
- Divida os .JS maiores em arquivos menores.
- Evite páginas longas que exigem maior requisição.
O que é CLS (Cumulative Layout Shift)
O CLS (Cumulative Layout Shift) mede a frequência de alterações inesperadas de design e a estabilidade visual geral de uma página da web.
Tudo que distrai e atrapalha a visualização do conteúdo como por exemplo movimentos de cliques de botões que precisa clicar muitas vezes para funcionar, ou seja, muda de lugar em diferentes posições a cada carregamento.
Uma forma de evitar isso, é construir páginas com padrões de posições e tamanhos sempre no mesmo lugar independente da resolução de tela. Se o usuário for para outra página e voltar, o botão estará na mesma posição, não forçando ele a procurar.
Como melhorar o CLS dos Core Web Vitals?
- Defina altura e largura das imagens e vídeos.
- Evite anúncios, incorporações e iframes sem dimensões.
- Defina font-display:swap para ser carregado a fonte padrão.
- Utilize animações com a propriedade transform do .CSS.
- Evite conteúdos ou botões que mudam de posicionamento.
Quais os benefícios dos Core Web Vitals para SEO e como testar o meu site.
Os benefícios são para os usuários e os mecanismos de buscas agradece. De fato, se você fizer a lição de casa e colocar o usuário no centro de tudo, o resultado virá com o tempo. É natural vermos esse impacto acontecer com grandes sites e é muito mais trabalhoso otimizar todos eles.
Portanto, faça conteúdos para o seu público-alvo e naturalmente o seu negócio será beneficiado pela Google no tempo certo independente se o site é antigo ou está sendo construído agora.
Subir o ranqueamento do seu site nos motores de buscas é a consequência que o seu trabalho está atingindo as pessoas certas com um SEO bem feito focado na experiência do usuário.
Sigla | Indicadores | Para que serve | Bom | Melhorar | Ruim |
---|---|---|---|---|---|
FCP – First Content Paint | Primeira exibição de conteúdo | O momento em que o primeiro texto ou imagem aparece | 0 a 2 s | 2 a 4 s | Maior que 4 s |
SI – Speed Index | índice de Velocidade | Mostra a rapidez com que o conteúdo de uma página é preenchido visivelmente | 0 a 4,3 s | 4,4 a 5,8 s | Maior que 5,8 s |
LCP – Largest Contentful Paint | Maior exibição de conteúdo | Momento em que o maior texto ou imagem é exibido | 0 a 2,5 s | 2,6 a 4 s | Maior que 4 s |
TTI – Time to Interactive | Tempo para Interatividade | Tempo necessário para que a página fique totalmente interativa | 0 a 3,8 s | 3,9 a 7,3 s | Maior que 7,3 s |
TBT – Total Blocking Time | Tempo de Bloqueio Total | Soma de todo o tempo entre FCP e TTI | 0 a 300 ms | 300 a 600 ms | Maior que 600 ms |
CLS – Cumulative Layout Shift | Mudança de Layout Cumulativa | Mede o movimento de elementos visíveis na janela de visualização | 0 a 0,1 | 0,1 a 0,25 | Maior que 0,25 |
FID – First Input Delay | Latência na primeira entrada | Mede o tempo que o site fica disponível para o usuário fazer uma primeira interação. Essa métrica é correlata ao TBT. | 0 a 100 ms | 100 a 300 ms | Maior que 300 ms |
Todos sabemos que o Google possui vários outros fatores de ranqueamento e esse será o mais importante porque impacta diretamente em como o usuário interage com o seu conteúdo.
E aí, bora dominar o mundo? Veja outros conteúdos sobre tráfego e se caso houver dúvidas, é só falar comigo deixando aqui nos comentários.