Veja como usar o Google Meu Negócio para aumentar os clientes da sua empresa e escalar o topo mais rapidamente.
Você já conhece o Google Meu Negócio? Se ainda não, essa excelente ferramenta é uma grande oportunidade de conseguir expor seus serviços – e o melhor de maneira gratuita – nas respostas do Google. Se você tem um negócio ou presta serviços na cidade, está é sem dúvida a oportunidade de ouro para conseguir novos clientes e fazer o seu telefone tocar todos os dias.
Desde 2014, quando a ferramenta de negócios foi lançada pelo Google, a empresa tem atualizado constantemente e está cada vez mais está inteligente e precisa, o que poderá alavancar ainda mais os seus potenciais clientes a conhecerem online e de perto todas as informações do seu negócio enquanto pesquisa na internet com fotos, vídeos, serviços oferecidos e até um tour 360º.
As empresas que utilizam a ferramenta possuem maiores possibilidades de serem consideradas como negócios “com mais credibilidade”. Isso mesmo, quando se fala de negócio local, essa é sem dúvidas, a funcionalidade mais importante a ser considerada no momento da consulta.
Diversos negócios locais se apoiam somente em redes sociais, ou em sites institucionais, isso até ajuda, mas não é o suficiente se tratando do maior buscador do mundo, e quanto mais você distribuir informações sobre conteúdos dos seus serviços, o seu negócio terá relevância e você com certeza será privilegiado.
Neste artigo você vai descobrir:
- Como acessar o Google meu negócio
- Quanto custa o Google Meu Negócio e como utilizar
- Quais as vantagens de ter sua empresa no Google Meu Negócio
- Como otimizar o SEO para negócio local e conseguir mais clientes
Mas, como funciona o Google meu negócio?
O Google Meu Negócio funciona basicamente como um catálogo ou lista de informações sobre a sua empresa. Lembra das listas amarelas dos telefones? Então, quando um usuário realizar uma busca no Google, automaticamente o algoritmo irá procurar uma referência comercial que esteja relacionada a categoria de acordo com a sua localização.
Nas estratégias de marketing digital, em especial as que são voltadas para os negócios locais de pequeno e médio porte, estreitar a comunicação com o seu público de interesse é um grande fator. Geralmente as grandes empresas não têm essa necessidade, pois já possuem reconhecimento de marca o suficiente. Neste exemplo podemos ver como aparecer no Google meu negócio da sua cidade para consultoria de SEO.
No entanto, não é tão simples assim. Existem critérios para serem avaliados, como a pesquisa mais próxima do local e a mais completa. Inclusive, os robôs do Google estão cada vez mais inteligentes e identificam diferentes fatores que acabam mudando os resultados, como por exemplo:
- Relevância e histórico de pesquisa
- Distância, quanto mais próximo, mais preciso
- Popularidade através de avaliações, comentários, reputação
- Dados atualizados como fotos, vídeos, novidades
Teoricamente a ficha é composta por vários campos que serão mostrados no momento da consulta. Portanto, seja o mais específico possível e levante os principais diferencias do seu negócio.
- Nome comercial de sua empresa
- Endereço do seu negócio
- Número de telefone
- Horário de funcionamento
- Fotos e vídeos
- Formas de pagamento que você aceita
- Outras informações sobre o negócio relevantes
Quanto custa o Google Meu Negócio e como usar
A plataforma é totalmente gratuita. Porém, se você achar um pouco confuso, será necessário contratar um profissional de SEO para fazer isso. Uma outra parte que não é gratuita, é a parte de publicidade. Se caso, quiser destacar a sua empresa nos serviços do Google, é claro, precisará contratar um profissional de performance para operar o Google Ads, além suas chances aumentarem muito de ser encontrado em sites parceiros do Google, em aplicativos, no Youtube e no Gmail.
Além das vantagens do Google Meu Negócio que já citei acima, de auxiliar seu serviço ou produto a ser encontrado com maior facilidade, você ainda pode:
- Cadastrar e destacar seu negócio no maior buscador do mundo
- Interagir ainda mais com seus clientes
- Baixar o Aplicativo do Google My Business, para receber orçamentos online.
- Compreender e ampliar sua presença digital
- Relatórios de acessos, ligações e solicitações de rotas
- Saber quais palavras o seu público está consultando
- Estar mais próximo das necessidades dos seus clientes
Com essa ferramenta, você também poderá postar fotos que mostrem o que você faz em sua empresa, além de responder os avaliações e comentários de cada um dos seus clientes.
Empresas que adicionam fotos às suas fichas chegam a receber 42% mais solicitações de rotas de carro no Google Maps e 35% mais acessos em seus websites do que as outras empresas, de acordo com o próprio Google.
Você sabe como pode compreender melhor o alcance do seu próprio negócio? Através de insights sobre como seus próprios clientes estão buscando sua empresa, e claro, de onde eles são.
Bem como, existe a possibilidade de saber a quantidade de pessoas que ligaram para sua empresa através do número que está sendo exibido no Google Maps e nos resultados de busca.
Do mesmo modo, que irá receber um relatório via e-mail mensalmente, com diversos dados extremamente relevantes. Inclusive, saberá quantas pessoas encontraram sua empresa no Google e quais delas chegaram a solicitar informações sobre como chegar até você.
Quais as vantagens de ter sua empresa no Google Meu Negócio
Basta imaginar um cliente que está em busca da sua empresa no Google. Com toda a certeza ele está em busca de informações para comprar ou contratar um serviço e também descobrir qual o melhor horário de funcionamento, endereço, avaliações, fotos do local etc. Conheça agora as maiores vantagens do Google Meu Negócio que sua empresa terá:
- Aumento da presença online;
- Ampliação do alcance de marca;
- Acesso à métricas e estatísticas;
- Fortalecimento do relacionamento com o público;
- Otimização do SEO Local do seu estabelecimento.
Como otimizar o SEO para negócio local e conseguir mais clientes
Existem algumas boas táticas para conseguir que sua ficha no Google Meu Negócio mantenha um alto padrão. Isso mesmo, diretrizes especificas pelo próprio Google, que certamente irão fazer a diferença no momento de um usuário efetuar uma busca por sua empresa, ou seja, por qualquer categoria que a relacione com ela.
Primeiramente, você precisa “avisar” ao Google que é administrador do local. Para isso, basta ter uma conta no Gmail e acessar o Google Meu Negócio.
Depois de digitar o nome de sua empresa, vá até o painel de informações e clique em “reivindicar esta empresa” e “sou proprietário desta empresa”.
Nesse item, para que o algoritmo possa entender que sua página é de fato relevante, é preciso inserir todas as informações possíveis em sua ficha. Pode acreditar, elas serão extremamente úteis para seus usuários.
Coloque dados como telefone, localização, website, e-mail, categoria e horário de funcionamento. Esses pontos jamais poderão ficar de fora.
Ao efetuar o preenchimento, utilize a etiqueta do Google Meu Negócio. Através dela, poderá classificar sua empresa de acordo com o seu segmento e poderá colocar palavras-chave e criar listas de categorias que irão deixar a descrição bem mais detalhada do seu negócio.
Entenda, quanto mais específica for a busca de um usuário, maiores serão as chances do seu estabelecimento ser encontrado. Mas claro, se a sua empresa estiver utilizando as etiquetas corretas às buscas de seus potenciais clientes.
Gostou de saber como funciona o Google Meu Negócio e todas suas funcionalidades? Continue acompanhando os conteúdos sobre tráfego e se ficou alguma dúvida, fale comigo ou se desejar compartilhar alguma experiência, deixe nos comentários!