Otimização SEO e Otimização de sites - JR Martian

Como usar os principais canais de tráfego e aumentar as visitas do site

Índice
Principais Canais de Tráfego - JR Martian

Muita gente me pergunta qual é o canal de tráfego certo para o meu negócio. E a resposta é simples, teste todos e descubra!

Quando um empreendedor decide investir em marketing digital a primeira pergunta é: quais são os principais canais de tráfego? Afinal, será através dessas “estratégias” que poderá conquistar leads e consequentemente, convertê-los em potenciais clientes para sua empresa.

No entanto, o que é de fato necessário para aumentar a quantidade de visitas em suas páginas na internet? Primeiramente, é você conhecer bem onde a sua audiência está, o que ela procura, compartilha e consome de conteúdo. Confesso que não é uma tarefa simples monitorar tudo isso em tempo real. Também, é necessário pesquisar quais são os principais canais que geram maior tráfego dentro do marketing digital e assim, investir em estratégias específicas que irão trazer o retorno esperado.

Para isso, vou apresentar algumas dicas para você que deseja colocar sua empresa no topo, utilizando cada um deles e alavancar o seu negócio do dia para a noite.

Neste artigo você vai saber como usar:

Veja os principais canais de tráfego para utilizar em suas estratégias

Conheça agora os principais canais de tráfego dentro do marketing digital, que irão fazer a diferença para quem deseja ter uma presença relevante dentro do universo online.

1 – Tráfego orgânico: como utilizar sem gastar dinheiro.

Através do tráfego orgânico, o mais desafiador no caso a ser conquistado, exige uma boa dedicação. Por quê? Porque são os usuários que irão encontrar sua página através de buscadores, sem que você precise pagar nada por isso.

O Google é o maior buscador do mundo e em seguida temos o Youtube. São realizadas mensalmente, em torno de 3 bilhões de pesquisas efetuadas no Youtube. Ou seja, isso demonstra a força que conteúdos em vídeo possuem atualmente.

Como conquistar tráfego orgânico?

  • Focar nas dores e necessidades da sua persona;
  • Descobrir as principais palavras-chave pesquisadas pelos usuários;
  • Utilizar técnicas de SEO como otimização de títulos, links, performance que elevem a sua autoridade;
  • Criar conteúdo de qualidade e que sejam relevantes como tutoriais, guest posts, infográficos etc.

2 – Tráfego social: esteja onde a sua audiência está.

O tráfego social é feito através da conquista de visitantes para sites por meio de indicações de outras pessoas através das redes sociais. Ou seja, serão os usuários que poderão indicá-lo ou não. Seja para pessoas de suas relações ou mesmo para que seus amigos acessem.

Como desenvolver estratégias para otimizar o tráfego social?

  • Criar páginas nas redes sociais que o seu público-alvo está;
  • Crie e compartilhe conteúdos que ajude a sua audiência;
  • Incentivar sua audiência a compartilhar seu conteúdo como: perguntas, comentários, enquetes;
  • Faça conteúdos ao vivo.

3 – Tráfego de referência: falem bem ou falem mal, mas falem de mim!

Se a sua empresa é encontrada pelo Google como uma verdadeira autoridade em sua área de atuação, existe uma maior facilidade para ser encontrada em buscas orgânicas. Quando você cria um conteúdo de qualidade que gera valor para as pessoas, terá grandes chances de receber referências de links de grandes portais, blogs e até negócios locais. Isso acontece também, quando outros sites utilizam o seu negócio como fonte de citações.

Como atrair mais tráfego para o seu site?

  • Escrever guest posts, criar infográficos e vídeos;
  • Criar conteúdos com assuntos atualizados ou do momento;
  • Fazer parcerias com outros especialistas;
  • Escrever conteúdo que possa ser referência para outros canais.

4 – Tráfego pago: Teste antes e invista no que dá certo.

Obviamente, um dos principais canais de tráfego é o pago. Pois, é aquele que você investe dinheiro em veículos ou canais segmentados para que os usuários encontrem sua empresa através de anúncios. Além dos convencionais canais de tráfego: Google Ads, Facebook Ads, LinkedIn Ads temos muitas outras plataformas robustas que podemos explorar de acordo com a necessidade como Tik Tok Ads, Spotify Ads, Uol Ads, Taboola, Outbrain entre outras.

Veja como investir em tráfego pago e ter resultados mais rápidos.

  • Teste diferentes canais de tráfego pago para identificar as melhores oportunidades;
  • Utilize 10% da verba para fazer testes e quando acertar o público, invista pra valer;
  • Foque em leads e conversões para aumentar a inteligência dos dados;
  • Otimize sempre a sua página de oferta para promover a melhor experiência para os seus clientes.

5 – Tráfego direto: Seja relevante e jamais será esquecido.

Por último, temos o tráfego direto que acontece quando uma pessoa acessa o seu site digitando o endereço diretamente nos navegadores de internet. Geralmente quando uma pessoa busca pela sua empresa, produto, serviço ou marca, o Google entende que este assunto é relevante para o usuário e começa a privilegiar na busca e destacar a sua marca diante dos concorrentes, aumentando assim o %CTR e o tráfego para o seu site.

Ou seja, dessa maneira, sua principal estratégia será construir conteúdos de qualidade que respondem ao que as pessoas estão querendo saber, ou seja, se o conteúdo for relevante, com certeza será compartilhado em outros canais.

Por isso, invista em suas redes sociais, conteúdos de blog, parcerias, infográficos, vídeos, podcasts e outros tipos de materiais ou mídias de divulgação online e offline.

Ao seguir essas dicas e orientações que passei, certamente conseguirá gerar maior tráfego para o seu site, acredite! Conquistando mais resultados positivos em todas as estratégias de marketing digital que quiser utilizar.

Tem ainda alguma dúvida sobre os principais canais de tráfego do qual você pratica e não foi citado aqui? Veja outros conteúdos sobre tráfego e compartilhe sua experiência! Acompanhe todos os blog posts e caso houver dúvida, é só falar comigo por aqui.

Nos vemos do outro lado.

JR Martian - Consultor SEO
JR Martian - Consultor SEO

Deixar as coisas mais simples, acessíveis e fáceis de entender é uma habilidade que tenho desenvolvido ao longo da jornada.

Recomendo para você