O que é unassigned no GA4 - JR Martian

O que é Unassigned no GA4 e como corrigir

Descubra como identificar um tráfego não atribuído no GA4 rapidamente

Se você é que nem eu que fica caçando problemas por aí, já deve ter notado e procurado sobre o que é Unassigned no GA4, não é mesmo?

Todos sabemos que o Google Analytics é uma ferramenta essencial para entender o desempenho do seu site, no entanto, muitos usuários encontram um problema intrigante sobre essa fonte não atribuída que aparece no relatório de canais de tráfego.

A partir de agora, vamos explorar o que é esse tipo de tráfego, por que ele ocorre e como você pode ser corrigido para obter insights mais precisos em sua análise de SEO.

Google Analytics 4 mostrando o canal Unassigned
Aquisição de usuários Unassigned no GA4

O que é Unassigned no Google Analytics 4?

O Unassigned no GA4 refere-se ao tráfego que não pode ser atribuído, que não são classificadas em nenhum grupo de canais padrão, como pesquisa orgânica, tráfego pago, direto, referência, social e e-mail. Essencialmente, é o tráfego que o GA4 não consegue identificar ou categorizar corretamente devido à falta de informações ou problemas de configuração.

Causas comuns de tráfego Unassigned:

Existem várias razões pelas quais o tráfego pode ser classificado como não atribuído:

  • Problemas de implementação de rastreamento
  • Parâmetros UTM ausentes ou incorretos
  • Bloqueadores de anúncios e ferramentas de privacidade
  • Problemas com o protocolo de medição
  • Bugs no GA4
  • Problemas de rastreamento entre domínios
  • Canais de vendas sociais (como TikTok, Meta (Facebook ou Instagram)
Tela do GA4 mostrando aquisição de tráfego com Unassigned
Aquisição de tráfego do Unassigned GA4

Como identificar um tráfego não atribuído?

Para identificar o tráfego não atribuído no GA4 faça este passo a passo:

  1. Abra os relatórios de Aquisição de Tráfego no GA4;
  2. Procure por “Unassigned” no campo de busca;
  3. Selecione “Origem da sessão” para obter mais informações.
Aquisição de tráfego mostrando o Unassigned no GA4
Aquisição de tráfego e origem midia do Unassigned no GA4

Vale destacar que o problema do “Unassigned” é causado principalmente pelo uso inadequado de UTMs. No antigo Google Universal Analytics, classificávamos o medium como email, cpc, video, entre outros. No entanto, com o GA4, há um padrão definido no [GA4] Default channel group, e qualquer valor que não esteja de acordo com a tabela pode ser classificado como Unassigned. Veja:

Tabela de grupos de canais padrão do GA4

Canal Definição Analítica
Paid ShoppingOrigem: “Google Ads”, Campanha: “Shopping”
Paid SearchOrigem: “Google Ads”, Rede: “Google Search”, “Google Partners”
Paid VideoOrigem: “Google Ads”, Rede: “YouTube”
DisplayOrigem: “Google Ads”, Rede: “Google Display Network”, “Google TV”
Cross-networkOrigem: “Google Ads”, Rede: “Cross-network”, “Google owned channels” (Inclui Demand Gen, Performance Max e Smart Shopping)
Paid SocialOrigem: “Google Ads”, Rede: “Social”
Display (DV360)Origem: “DV360”, formatos padrão
Paid Video (DV360)Origem: “DV360”, formatos de vídeo
Audio (DV360)Origem: “DV360”, formato “Audio”
Paid Other (DV360)Origem: “DV360”, formatos desconhecidos
Display (CM360)Origem: “CM360”, formatos display
Paid Video (CM360)Origem: “CM360”, formatos de vídeo
Audio (CM360)Origem: “CM360”, formatos de áudio
Paid Other (CM360)Origem: “CM360”, formatos desconhecidos
Paid Search (SA360)Origem: “SA360”, buscadores: Bing, Yahoo, Baidu, etc.
Paid Social (SA360)Origem: “SA360”, redes sociais: Facebook, Twitter
Orgânico ShoppingOrigem: “Shopping Free Listings”
DiretoFonte: “(direct)”, Medium: “(not set)”, “(none)”
Cross-networkNome da campanha contém “cross-network”
Paid ShoppingFonte ou nome da campanha indica “Shopping”, Medium reflete tráfego pago
Paid SearchFonte é um site de busca, Medium reflete tráfego pago
Paid SocialFonte é uma rede social, Medium reflete tráfego pago
Paid VideoFonte é um site de vídeo, Medium reflete tráfego pago
DisplayMedium indica exibição (ex: banner, interstitial, CPM)
Paid OtherMedium reflete tráfego pago diverso
Orgânico SocialFonte: redes sociais ou Medium relacionado a social
Orgânico VídeoFonte: site de vídeo ou Medium contém “video”
Orgânico SearchFonte: site de busca, Medium: “organic”
ReferênciaMedium: “referral”, “app”, “link”
EmailFonte ou Medium contém “email”
AfiliadosMedium: “affiliate”
ÁudioMedium: “audio”
SMSFonte ou Medium contém “sms”
Notificações PushMedium termina com “push” ou contém “mobile”/”notification”

Como corrigir o Unassigned no GA4?

Para resolver o problema do tráfego não atribuído, considere as seguintes ações:

  • Verifique a implementação do rastreamento do GA4;
  • Use corretamente os parâmetros UTM em suas campanhas;
  • Configure corretamente a lista de exclusão de referência;
  • Ajuste as regras de grupo de canais personalizados;
  • Implemente o rastreamento entre domínios, se necessário.
Visão geral do tráfego Unassigned no GA4
Visão geral dos canais de tráfego mostrando o Unassigned no GA4

Melhores práticas para evitar o Unassigned no GA4

Para minimizar o tráfego não atribuído no futuro, siga estas melhores práticas:

  • Siga rigorosamente a documentação do Google para classificação de tráfego;
  • Mantenha uma estrutura consistente de parâmetros UTM;
  • Revise regularmente suas configurações de GA4;
  • Eduque sua equipe sobre a importância da marcação correta de URLs.

Conclusão

O tráfego Unassigned no GA4 pode ser um desafio, mas com as estratégias corretas, você pode minimizá-lo e obter dados mais precisos. Ao entender as causas, implementar soluções e seguir as melhores práticas como um profissional de SEO, você estará no caminho certo para uma análise de dados mais eficaz e decisões de marketing mais informadas.

Lembre-se de que o GA4 está em constante evolução, então fique atento às atualizações e novas funcionalidades que possam ajudar a melhorar a atribuição de tráfego.

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JR Martian
JR Martian

Deixar as coisas mais simples, acessíveis e fáceis de entender é uma habilidade que tenho desenvolvido ao longo da jornada.

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